Em 2000, quando Padre Pio Bono chegou à Inhassoro, encontrou uma cidade com uma população de 26.000 habitantes que ainda estava à sofrer muito pela falta de estruturas básicas e à lutar contra a pobreza. A economia da cidade dependia unicamente das receitas da pesca e da uma agricultura de subsistência.
No primeiro tempo da sua estadia em Moçambique, Padre Pio dialogou com muitos jovens desempregados sem formação nenhuma, com a única esperança de emigrar na Africa do Sul para encontrar melhores condições de vida ou com a ideia de ter emprego na pesca sem receber uma digna remuneração.
Padre Pio “sonhou” de realizar uma Escola técnica com a finalidade de dar aos jovens do distrito de Inhassoro uma oportunidade de estudar e sobretudo de aprender uma profissão pratica. Ele dirigiu – se directamente à ACLI (Associação Cristã dos Trabalhadores Italianos, que trabalha no campo da formação ), escrevendo uma carta ao Dr. Luigi Bobba, que era o presidente da Associação naquela época. O assunto era muito claro e simple: Moçambique, depois de 16 anos de guerra civil, era um País atrasado, que estava nos últimos lugares da classificação mundial entre os Países mais pobres.
Por tanto precisava de realizar uma obra de reconstrução no campo da formação profissional para permitir aos jovens de ser eles mesmos os próprios e verdadeiros protagonistas do futuro do País.
Iniciou assim uma colaboração entre a Paróquia de Inhassoro e ACLI, que continua até hoje.
Apesar de muitas dificuldades para a concretização do projeto, no dia 7 de Abril de 2002 teve lugar a cerimonia de lançamento da primeira pedra, pelo Primeiro Ministro Pascoal Mucumbi, dando assim inicio aos trabalhos de construção da Escola Industrial e Comercial Estrela do Mar.
O nome da Escola exprime a metáfora da estrela que guia a vida dos jovens ao um rumo certo, assim como guia os pescadores no mar.
Estrela do Mar é também um dos apelidos de Nossa Senhora, que muitas vezes é rezada como Maria Estrela do mar.
Depois de cerca 20 meses de trabalho, no fim de Janeiro de 2004, começaram as aulas do primeiro ano lectivo com as especialidades de Modista e de Carpintaria.
No mês de Abril a Escola foi inaugurada oficialmente por Sua Ex.cia Telmina Pereira, Vice-ministra da Educação, com a presença de sua Ex.cia o Governador da Província de Inhambane, sua Ex.cia Aires Aly e com o Bispo de Inhambane Alberto Setele.
A escola cresceu gradualmente, aumentando o numero das oficinas e das especialidades,
nomeadamente: Serralheira Mecânica, Electricidade e Contabilidade.
Com o empenho de um corpo docente preparado, de uma bem motivada Direcção de escola, com o apoio técnico de ENAIP (Ente Nacional Instrução Profisional ) e o trabalho dos voluntários que colaboram, a Escola torna –se um exemplo importante de promoção da educação e de formação profissional en todo o Pais . Este empenho de seriedade e de qualidade do ensino é reconhecido também pelo Governo Moçambicano. O Ministro de Educação premiou os esforços feitos com uma menção de honra à Escola Estrela do Mar entre as melhores do País para o ano lectivo de 2011. Nos últimos anos, com o desenvolvimento no sector do turismo no Distrito de Inhassoro, a ONG CELIM da Italia, apoiou a introdução dos cursos de hotelaria e turismo.
Os jovens podem, assim, ter uma formação técnica nas áreas da cozinha, mesa e bar e recepção para encontrar um emprego qualificado nas instancias turísticas do Pais.
A Escola Estrela do mar é uma escola comunitária sem fins de lucro e tem como objectivo geral a formação académica, profissional, cívica e moral dos jovens através valores humanos e cristãos sem nenhuma discriminação de credo.
A Escola é de propriedade da Diocese de Inhambane e é gerida da Paróquia Santo Eusebio de Inhassoro.
A Paróquia preocupou-se também em construir um centro internado feminino e um masculino para acolher os jovens que moram longe e aqueles que têm menor poder económico .
No ano 2012, a Cooperação Japonesa colaborou no ampliamento das estruturas da Escola, através a construção de quatro novas salas de aula. Hoje, nestas salas os professores dão aulas aos alunos da especialidade de hotelaria e turismo: cozinha, mesa e bar e recepção.
Depois de muito trabalho feito pela Missão,e os resultados com mérito reconhecimento, ainda têm outros projectos à realizar para promover o desenvolvimento dos jovens do distrito de Inhassoro e, em geral, de todo o Moçambique.
Os estudantes da Estrela do Mar estão preparados para entrar no mundo do trabalho com competências técnicas, para exercitar as atividades do auto-emprego. Aprecia –se tamben a sólida preparação de base que os estudantes recebem, fundamental para continuar os próprios estudos.